ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Algumas consideraçoes sobre postura ética em psicoterapia de orientaçao analítica
Adriano Neujahr Agostini*
Páginas: 46 - 58

Resumo

INTRODUÇAO: a ética em psicoterapia de orientaçao analítica vem sendo discutida desde o início da psicanálise, visto que é condiçao indispensável ao aparato técnico do psicoterapeuta. Determinadas situaçoes na clínica psicoterápica tendem a tirar o terapeuta de sua posiçao ética, sendo necessário que ele resolva o problema sem infringir o código de valores da profissao.
OBJETIVOS: o autor busca identificar e discutir brevemente fatores relevantes em uma possível definiçao de postura ética a ser seguida pelo psicoterapeuta de orientaçao analítica.
MATERIAL E MÉTODO: foi realizada revisao sobre o tema na literatura de embasamento predominantemente freudiano e foram elaboradas, para ilustraçao e reflexao, quatro vinhetas clínicas, a partir da prática psicoterápica do autor.
RESULTADOS/CONCLUSOES: sao apontados os seguintes fatores: 1) a capacidade de se manter uma atençao livremente flutuante ao longo do processo; 2) a possibilidade de sustentar a estrutura do setting; e 3) o monitoramento da contratransferência e do que ocorre no campo bipessoal. É discutida a importância desses fatores de acordo com as particularidades de cada caso, bem como seu papel crucial na decisao de seguir ou nao com os atendimentos.

Descritores: Ética; Psicoterapia; Ordens quanto à conduta (Ética médica).